O tema sustentabilidade é  crescente entre viajantes, tanto que ela virou não só uma qualidade adicional, mas sim um critério capaz de fazer a diferença na hora de reservar um hotel. Esse é um resultado de uma pesquisa online, feita pela Trivago:

 25% das pessoas estão conscientemente tentando fazer escolhas ecológicas quando se trata de estadias no hotel.

39%  se  sentem mais encorajado a reservar,se um hotel for sustentável.

18% declara estar disposto até a pagar mais caro para ficar em hotéis com uma alma verde e assim demonstram respeito pelo meio ambiente.

Os dados revelam como que uma decisão no rumo da ecologia e sustentabilidade, seja útil não só para salvar o planeta mas também pro seu negócio.

Por que hoteleiros deveriam enfim, começar a trilhar o caminho sustentável?

  • Grande economia mensal, principalmente em contas de luz e água.
  • Melhora a imagem e a reputação da marca.
  • Oferece grande vantagem competitiva em relação á concorrência.
  • Aumenta a retenção de funcionários.
  • Aumenta a visibilidade nas pesquisas do tripadvisor,através do programa ecolíderes.
  • Aumenta a fidelidade do cliente.
  • Melhora a sua gestão de riscos.
  • Em termos de responsabilidade, é a coisa certa a se fazer.

Existem Hotéis sustentáveis pensados a partir do zero, com estruturas feitas de materiais ecológicos e capacidade de reutilização total das energia consumidas: A  Vila Chico em São Lourenço, por exemplo, usa um sistema que capta  a água da chuva nos telhados dos chalés,e a usa para limpezas gerais e regar sua horta orgânica,

e o Hotel Mosaic em Praga usa um sofisticado sistema que capta a água  dos chuveiros, torneiras e maquinas de lavar, passa por um processo de filtragem,e a água é reutilizada na descarga do vaso.

Mas também se pode  ter uma  ‘alma ecológica’, com ideias e ações  mais simples e ainda muito eficazes para a economia de consumo de água e energia, e preservação do meio ambiente:

1. Convide os hóspedes

Seus hóspedes podem desempenhar um papel muito importante em sua estratégia de sustentabilidade. Por exemplo, pense em todas as toalhas que você lava. Ou quão grande é a sua conta de ar condicionado. Estas são coisas que estão no controle dos hóspedes , então torna-se o papel deles ajudar a por em prática  ações  sustentáveis.

A lavanderia em média conta com 16% de todo o uso de água de um empreendimento hoteleiro, e isso parece uma pequena porcentagem até você traduzir  para o custo monetário. Ao trocar toalhas e roupas de cama somente se solicitado, você não só economiza  água, mas também eletricidade. E, por sua vez, também aumentará a vida útil dos tecidos.

Uma maneira fácil de incentivar hóspedes para se juntarem á causa, é deixando cartões e lembretes gentis, informando a importância de diminuir o desperdício de água e luz, como:“Pendure sua toalha se você quiser reutilizá-la”, “ Feche a torneira, Desligue as luzes ” são práticas simples e eficazes.

Além do alto potencial de economia, a ajuda e envolvimento dos hóspedes com as suas práticas  ecológicas criam laços de relacionamento da marca com o cliente. Hóspedes associarão  seu hotel com lembranças positivas.

2. Staff

Enquanto a hospitalidade é em grande parte sobre seus hóspedes, ter um ótimo hotel também não é possível sem a sua equipe. Do mesmo modo, tornar um hotel mais sustentável também depende em grande parte da participação da sua equipe, não apenas dos seus hóspedes.

A diferença aqui, é que a participação de seus hóspedes é voluntária. Mas com seu staff, você pode tornar a sustentabilidade alinhada com sua visão e objetivos comerciais  mudando hábitos antigos.

Métodos simples são importantes: impressão de dois lados (e em papel reciclado), cestas de   lixo de reciclagem, desligar as luzes, e desligando todos os eletrônicos ao sair do escritório . Seu staff assim como os hóspedes,só precisam de informações claras  do que deve ser feito,bilhetes de lembrete diários  ao staff também é eficaz.

3  Plástico.

Pense sobre o que vê quando entra no banheiro do hotel: sabonete,shampoo e condicionador  em embalagens plásticas. Não me interprete mal. Agradeço o esforço. Estas comodidades pré-embaladas garantem a qualidade de fábrica. Mas não há uma maneira melhor de fazer isso?

Propriedades inteligentes, investiram em shampoo, condicionador e dispensadores de sabão recarregáveis ​​como forma de reduzir o uso de plástico, sem mencionar o desperdício daquelas barras de sabão semi-usadas que sempre sobram.

Além da alternativa ser viável e mais econômica, ainda reduz o acumulo de lixo. Não faz sentido?

Pense mais afundo, onde mais você poderia reduzir o consumo desnecessário de plástico.

4. Alimentação.

Comprar alimentos de produtores locais  promove a redução de emissões de carbono que acompanham o transporte de longo alcance,além de ser uma prática que fortalece sua comunidade local.

Você também pode oferecer menos carne vermelha no seu menu, pois o gado representa mais de 18% das emissões globais de gases de efeito estufa (o que é  Mais do que as emissões de carbono de carros). Como a carne vermelha também pode resultar em maiores riscos de câncer , níveis de colesterol e problemas cardíacos. As pessoas já estão mais conscientes e dando preferência por opções mais saudáveis , então seu menu certamente encantará seus hóspedes.

Mas atenção para não cortar tal alimento e não se fala mais nisso,você precisa informar o seu  hóspede do porque dessa decisão,e quais alternativas saudáveis está oferecendo em troca.

Outra maneira para a equipe da cozinha evoluir em práticas ecológicas é separar e tratar o lixo orgânico para virar adubo,reduzindo o   lixo gerado  pela sua propriedade e   transformando-o  em um adubo  excelente para  iniciar ou aumentar sua horta.

5. Energia


Se seus aparelhos tiverem mais de 5-10 anos, eles provavelmente são um grande peso na sua conta de energia – Uma geladeira com selo “A”, o mais alto indicativo de economia, consome, 26,9kw/h por mês de energia, enquanto um modelo antigo gasta até 80 kw/h,ou seja,consome 3x mais.

A energia solar  é a verdadeira fonte de energia sustentável e sua eficácia já é realidade, a ponto de  abastecer a energia de 30%  das casas da Alemanha. Seu hotel provavelmente tem muito espaço em sua cobertura ou garagem que seria um excelente local para painéis solares.

Uma vez instalados, os painéis solares geram eletricidade gratuita e  calor para a água quente dos chuveiro .                   A energia solar requer um investimento maior ,mas também é a que representa uma maior economia de dinheiro, a longo prazo o investimento se paga,e retorna.


6  Proponha um tour a pé

Escolha algum tema forte na sua cidade e crie um divertido roteiro que possa ser feito a pé.
Com exemplos como a Pousada Bardessoni – RS, região famosa por seus vales dos vinhedos, organiza um  famoso roteiro gastronômico  estritamente dentro das  adegas vizinhas;

 

 

 

 

 

7- Plantar árvores 

Implementar um programa para plantar árvores e assim minimizar as emissões de carbono dos hóspedes e seus empregados, já é realidade e destaque no mundo todo.

Caso seu hotel está localizado na cidade e não têm um espaço livre para reflorestar, que tal plantar um pomar na beira do rio ou local público ?

Ou melhor, que tal criar uma positiva campanha para doar mudas de árvores ao seu hóspede? Ele se sentirá feliz em ajudar a transformar o nosso planeta sustentável, e isso também criará um laço emocional  entre vocês dois.

8- Deixar o carro na garagem do hotel

Convide hóspedes a deixarem o carro na garagem, mas garanta que hajam outros meios de transportes disponíveis, como empréstimo de bicicletas, ou ônibus para chegar a pontos de interesse. Esta atitude economiza a emissão de poluentes do carro no ar,além de promover uma interação maior e mais humana do hóspede com a cidade.


 É hora de ficar verde?

Oferecer ao usuário a oportunidade de ficar em uma estrutura agradável, mas ao mesmo tempo  que respeita  o meio ambiente, pode ser uma ótima maneira de se destacar dos concorrentes e receber um novo perfil de  clientes.  Implementando   grandes ideias e de baixo custo,  comunicando suas ações de maneira correta  e transparente com seu público,é sem dúvidas uma decisão vencedora para qualquer propriedade.

Tem uma boa prática? Conte para nós sua experiência.

Comentarios:

  1. Pingback: A economia criativa cresce e transforma a hotelaria | Blog Hoteleiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *