Não deixe que os hóspedes se esqueçam de como gostaram de se hospedar no seu estabelecimento. Uma campanha de e-mail eficiente após a hospedagem dá a você a oportunidade de transformar um hóspede recente em um cliente fiel e embaixador da marca. Basta dar um clique em “enviar”.

Imagine a seguinte situação: adorei me hospedar no seu estabelecimento. O quarto era excelente, a equipe era atenciosa e o bufê de café da manhã estava além das minhas expectativas. Não vou deixar de escrever uma ótima avaliação no TripAdvisor, contar aos amigos sobre a hospedagem e reservar um quarto na próxima em vez que estiver na cidade.

Isto é, se eu lembrar.

Não deixe que hóspedes como eu se esqueçam de como gostaram de se hospedar no seu estabelecimento. Uma campanha de e-mail eficiente após a hospedagem dá a você a oportunidade de transformar um hóspede recente em um cliente fiel e embaixador da marca. Basta dar um clique em “enviar”.

Uma oportunidade perdida

Eu Acauã,fiquei em dezenas de estabelecimentos no mundo todo, desde pousadas aconchegantes a resorts luxuosos. Apenas alguns desses estabelecimentos me enviaram um e-mail após a hospedagem. E a mensagem era sempre tipo spam ou monótona e genérica.

Como consultor de marketing hoteleiro , isso me deixa frustrado. Os estabelecimentos estão perdendo uma excelente oportunidade de marketing.

Para que você tenha algumas ideias sobre como criar sua estratégia de e-mail após a hospedagem, criei uma campanha abaixo. Estas dicas vão ajudá-lo a manter os hóspedes interessados mesmo muito tempo após a estadia.

E-mail nº 1: dentro de três dias (Obrigatório)

Agradeça-me por ser um hóspede maravilhoso (quem não gosta de elogios?) e diga que gostou de me receber durante a minha viagem. Mencione que adoraria saber o meu feedback e inclua um link para a sua página de avaliações do TripAdvisor. Para tornar isso mais fácil, o TripAdvisor tem uma ferramenta gratuita chamada Avaliações Expressas, que lhe permite enviar solicitações de avaliações personalizadas para até 1.000 hóspedes recentes de uma vez,você só precisa colar os e-mails lá e enviar.

Incentive-me a compartilhar fotos nas mídias sociais e inclua qualquer hashtag da marca que queira divulgar.

Essa é a etapa mais fácil e importante de todas.

 

E-mail nº 2: um mês depois    (Opcional)

Já se passou algum tempo desde a viagem. Diga que espera que eu esteja me reacostumando aos afazeres diários. Envie uma mensagem pessoal, que reflita a identidade da marca.

Mas preciso alertá-lo. A única forma de eu não cancelar a assinatura a esse altura é se eu tiver certeza de que as próximas mensagens terão valor, e não apenas conteúdo promocional. Para que eu continue interessado, ofereça um desconto na próxima hospedagem. Melhor ainda: diga que o código também é válido para os meus amigos e familiares.

Não só eu tenho mais chances de manter a assinatura, como posso compartilhar a mensagem nas mídias sociais comentando sobre como adorei a hospedagem. Isso sim é um excelente marketing orgânico!

E-mail nº 3: Dois meses depois  (Opcional)

Não me canso de repetir: para manter os assinantes interessados, você deve enviá-los algo de valor que reflita a personalidade única da marca. Talvez uma receita do chef executivo ou uma rotina de meditação do diretor do spa. Se o seu estabelecimento for econômico, me envie algumas dicas sobre quando reservar o meu próximo voo e economizar ao máximo

Dedique tempo a isso. Quanto mais valor o e-mail oferece, mais eu fico inclinado a ler e compartilhar. Aqui estão outros exemplos de ideias de conteúdo de e-mail interessantes.

E-mail nº 4: seis meses depois (Opcional)

#ThrowbackThursday é uma conhecida hashtag de mídia social que incentiva as pessoas a postar fotos antigas. Pegue carona na diversão!

Agende o envio do e-mail para uma quinta-feira, mais ou menos seis meses após a minha visita. Coloque a foto de alguém aproveitando o maior atributo da sua marca. Apresente-a como um “throwback” da minha hospedagem. Por exemplo: “Feliz #ThrowbackThursday! Está lembrado da nossa piscina infinita?”

Diga que adoraria me ver de novo e ofereça um upgrade ou um desconto na próxima reserva.

Se você achar que os hóspedes não vão entender a referência a #ThrowbackThursday, exclua-a, mas mantenha o resto da mensagem. O objetivo é incentivar os leitores a relembrar de como gostaram da hospedagem.

Torne a nota pessoal, acolhedora e adequada à marca. Essa pode ser a sua última chance de me lembrar por que me apaixonei pelo seu estabelecimento logo de início.

 

Inspiração : http://www.tripadvisor.com.br/TripAdvisorInsights/n2641/minha-hospedagem-foi-maravilhosa-e-agora#sthash.176REMGO.dpuf

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