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A Heineken, cerveja premium líder no mundo  (e  ultimamente a  minha favorita), é conhecida por seus comerciais e ações de marketing irreverentes, inovadoras e altamente virais nas redes sociais (porque são muito legais mesmo). Posso citar como exemplo o disputado “Up On The Roof“, bar da marca no alto do edifício Mirante do Vale e no edifício Martinelli em SP ou uma ação que fizeram nos aeroportos, onde mandavam pessoas corajosas para um destino totalmente diferente daquele que estavam planejando.

Dessa vez, a marca está com uma nova série de comerciais rodando em TV aberta, fechada e na internet que fazem parte de uma grande campanha de consumo responsável chamada “Moderate Drinkers Wanted”. A campanha tem o objetivo de mostrar pros consumidores, principalmente da geração Y (jovens de 21 a 35 anos de idade) que o consumo moderado de bebidas alcóolicas é uma atitude aspiracional, cool, interessante e saudável. Vê só o que você acha:

 

 

Mas… O que isso tem a ver com o People Marketing?

Empresas comuns tendem a se agarrar aos 4 P’s do marketing: querem ter um bom produto, vender em bons pontos de venda, fazer uma boa propaganda e ainda oferecer o melhor preço. Mas e o P mais importante de todos? O P de pessoa? Essas empresas estão preocupadas em se sobressair nos 4 P’s, mas se esquecem de olhar para seus consumidores. Esquecem de pensar no que eles gostam, no que eles não gostam e no que eles querem de verdade.

No caso da Heineken, a empresa mostra que se preocupa não só com a saúde e bem estar dos seus consumidores, mas também com a qualidade da diversão deles. Querem que esses consumidores se divirtam nas baladas, que fiquem até o sol nascer, mas mostram que só é possível se ninguém “queimar a largada”, ou seja, ficar bêbado antes mesmo do ápice da noite. Por isso a marca está promovendo essa incrível campanha de conscientização, mas que tem um ar super cool, sem aquele clichezão de “se beber, não dirija”.

Essa ação é uma grande lição de marketing. Os comerciais da campanha “Moderate Drinkers Wanted” se tornaram virais e conseguiram diversos adeptos. Ainda por cima, a marca se torna cada vez mais uma lovemark, ou seja, uma marca que se torna querida pelos seus consumidores, não consumidores e potenciais consumidores.

O que aprendemos com a Heineken? Que se preocupar com seu consumidor é essencial! E é muito simples. Se você também começar a usar o People Marketing, vai ganhar o respeito e admiração do seu consumidor. #ficadica 😉

 

 

 

Fonte: http://www.refrescosbandeirantes.com.br/campanhas/moderate-drinkers-wanted-heineken-lanca-campanha-de-consumo-responsavel-2/

http://blog.socialminer.com/people-marketing/a-heineken-esta-apostando-no-people-marketing/

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