Se encontros são marcados, reuniões são agendadas e informações são compartilhadas, por que reservas de hotéis também não poderiam ser feitas por WhatsApp? O aplicativo de troca de mensagens vem ganhando força no setor hoteleiro, tanto para reservas, quanto para o relacionamento com hóspedes. De redes hoteleiras a pousadas no interior, muitos estabelecimentos já aderiram.

 

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Da consulta de disponibilidade e tarifas à conclusão da reserva, com envio de comprovantes de pagamento e vouchers de confirmação, todo o processo pode ser feito pelo smartphone, sem que o cliente precise entrar na página do hotel na internet ou ligar para a recepção.

— As reservas feitas por WhatsApp já representam 10% do nosso total, o que é um bom resultado para apenas o primeiro mês — conta a gerente de comunicação do grupo Mazzaropi , Pâmela Botelho, que explica que o aplicativo não é usado apenas para reservas.

— Notamos que depois que instalamos esse sistema, o número de ligações caiu. Muitas dúvidas que as pessoas tiravam por telefone passaram a ser resolvidas pelo aplicativo. Ficou mais prático para nós e para os hóspedes.

Essa interação já faz parte da rotina de Wilson Martins, proprietário da pousada Encantos da Bocaina, em São José do Barreiro (SP). Segundo ele, 60% de seus hóspedes, entram em contato por mensagens de texto.

— O aplicativo salvou a nossa vida aqui, onde o sinal de telefone quase não pega. No começo, esse contato era apenas por e-mail. Com as mensagens, sinto que estreitamos o relacionamento com os hóspedes — explica Martins, que administra pessoalmente o número do WhatsApp da pousada para tirar dúvidas e mandar fotos.

 

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Afinal, por que o whatsapp  tem um impacto tão positivo aos negócios do hotel?

 

  1. Novo canal de comunicação e vendas: Se o turista não tem  como fazer uma ligação interurbana ,esqueceu a senha do e-mail que nunca usa  ou  simplesmente não pode esperar   de 2 até 5 dias por uma resposta de e-mail  ,entra o Whatsapp.
  2. È imediato e veloz:  Os clientes não tem tempo pra perder e não querem esperar.Se a sua resposta demorar até mesmo algumas horas,você já pode ter perdido o cliente.
  3. È mobile:  Não podemos esquecer que a maioria das ações digitais dos turistas são feitas no celular/tablet.Portanto estar a qualquer momento na mão do turista faz a diferença.
  4. Sensação de intimidade
    O aplicativo serve, ainda, como uma forma de fidelizar clientes e aproximá-los da marca, criando uma sensação de intimidade. “É uma oportunidade de conversar com o cliente, apresentar melhor minha pousada  e mandar fotos dos quartos. Ele volta para reservar porque sabe que eu  atendi bem e fui atenciosa” Explica Denise da Pousada Harmonia
  5. Responda mensagens no computador : Agora que vem a magia, após ter instalado no seu celular, você pode ler e responder mensagens no seu computador,o que facilita infinitamente a comunicação com os turistas. web.whatsapp.com

 

 

 

 

 

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